Jogo da Memória
Objetivo: Fazer com que a criança memorize visualmente
os alimentos e seus nomes.
Metodologia:
1. Dividir os alunos em 2 grupos;
2. Fornecer pares iguais de cartões com figuras de alimentos com
seus respectivos nomes abaixo;
3. Misturar os cartões e com a face da figura voltada para baixo,
colocá-los lado a lado;
4. Pedir que cada grupo por vez escolha dois cartões para formar
pares. Caso não forme o par de figuras iguais, passar a vez para o outro grupo,
caso forme, o grupo terá chance de jogar outra vez;
5. O grupo que mais identificar os cartões com os alimentos iguais
será o vencedor.
Materiais:
Pares
iguais de cartões com figuras e seus respectivos nomes abaixo
Tempo previsto: 30 minutos/sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem saber
reconhecer visualmente os alimentos e caso tenham capacidade, também
identificar as palavras dos nomes dos alimentos.
(Adaptado de FAGILOLI, 2006)
Oficina
Culinária
Objetivo: Conhecer
melhor os alimentos através da manipulação das mesmas, trabalhando com receitas
que estimularão a curiosidade, com formas, sabores e números.
Metodologia:
Salada de fruta
1. Pedir que
os alunos levem frutas variadas;
2. Cada aluno
deverá higienizar e sanitizar as frutas, mostrando a importância desse
procedimento;
3. Um adulto
deverá cortar as frutas;
4. Os alunos
irão experimentar cada fruta e identificando o aroma e o sabor;
5. Pedir que
observem cuidados na cozinha, abordar noções de higiene e conceitos de
matemática.
6. As crianças
prepararão salada de frutas.
Materiais:
Frutas
Detergente
Água sanitária
Esponja
Faca
Vasilha
Colher de
servir
Taças
Colheres de
sobremesa
Tempo previsto: 1 hora/sala
Avaliação: Ao final da
dinâmica os alunos devem conhecer melhor as frutas bem como ter noções de
higiene e cuidados na cozinha.
Receitas:
Brigadeiro de cenoura, bolo de banana, biscoito de aveia, bolo de caneca,
gelatina colorida, hambúrguer de abobrinha.
(Adaptado de MARQUES, 2006)
Liga-pontos: Que alimento é esse?
Objetivo: Auxiliar os alunos a reconhecerem alguns
alimentos.
Metodologia:
1. Criar em folhas, pontilhados que ao serem ligados formam o
desenho de algum alimento.
2. Pedir que os alunos liguem os pontos e pintem o alimento que
descobriram.
Materiais:
Folha
ofício
Canetinha,
lápis de cor e giz de cera
Tempo
previsto: 30 minutos/sala
(Adaptado de MARQUES, 2006)
Descobrindo os
alimentos de fonte vegetal e animal
Objetivo: Auxiliar as
crianças a discernir alimentos de fonte vegetal dos alimentos de fonte animal.
Metodologia:
1. Em uma
folha, fazer desenhos sem preenchimento de alimentos de fonte vegetal de fonte
animal;
2. Reproduzir
para todos os alunos;
3. Explicar
aos alunos a diferença entre alimentos de origem vegetal e animal.
4. Pedir que
cada criança pinte de verde alimentos de fonte vegetal e de vermelho os de
fonte animal.
Materiais:
Folha ofício
Canetinha,
lápis de cor e giz de cera
Público alvo: alunos de 2 a 6 anos.
Tempo previsto: 40
minutos/sala
Avaliação: Ao final da
dinâmica os alunos devem saber diferenciar os alimentos de fonte vegetal dos
alimentos de fonte animal.
(Adaptado de MARTINS, 2001)
Sessão
de cinema
Objetivo: provocar nos
alunos reflexão sobre as escolhas alimentares, a imagem corporal ao longo da
história, evolução dos hábitos alimentares etc.
Metodologia:
1. Colocar
para os alunos assistirem algum filme ou vídeo que provoque reflexão sobre
nutrição.
Materiais:
Filme
ou vídeo
Televisão
Aparelho
de DVD ou vídeo cassete
Avaliação:
Ao final da dinâmica os alunos devem despertar consciência sobre o
tema do filme relacionando a nutrição.
(Adaptado de PREFEITURA
DO RIO DE JANEIRO, 2000 )
Fazendo compras
no supermercado
Objetivo: Provocar
reflexão nos alunos sobre suas escolhas alimentares e verificar os hábitos.
Metodologia:
1. Fazer
cópias de dinheiro falso e entregar para os alunos quantidades iguais;
2. Simular um
supermercado onde os alunos farão compras com um valor em reais
pré-estabelecido;
3. Avaliar a
proporção de alimentos saudáveis e alimentos que ofereçam risco à saúde e
anotar os dados.
Materiais:
Alimentos
saudáveis (frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, macarrão, carnes, peixes,
aves, água, sucos, biscoitos integrais e simples, leite, cereais matinais,
pães...)
Guloseimas
(balas, doces, biscoitos recheados, salgados, batatas chips...)
Tempo
previsto: 30 minutos/sala
Avaliação:
Ao final da dinâmica os alunos devem refletir sobre suas escolhas
alimentares e o profissional analisar os dados obtidos.
(Adaptado de PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO,
2000)
O
Dia da Gostosura
Objetivo:
Incentivar a variedade alimentar e inclusão de novos alimentos.
Metodologia:
1.
Cada aluno deve trazer um alimento que nunca comeu;
2.
Os alimentos devem ser expostos de modo atraente e os alunos devem ser
estimulados a provar alguns deles;
3.
Discutir com a turma sobre a possibilidade de incluir novos alimentos em seus
hábitos.
Materiais:
Guardanapos
Copos
Talheres
Pratos
descartáveis
Público
alvo: alunos de 2
a 6 anos.
Tempo
previsto: 30 minutos/sala
Avaliação:
Ao final da dinâmica os alunos devem incluir alguns alimentos
novos em seu hábito.
(Adaptado de PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO,
2000 (c)
Vamos
plantar um feijão?
Um copo plástico descartável
Cerca de 5 gramas de algodão
esterilizado (para evitar a proliferação de fungos e bactérias)
Um grão de feijão
Água
Como plantar:
Primeiro você precisa
umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável com o
algodão umedecido.
Coloque seu feijão sobre o
algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá
colocando água sempre e aos pouquinhos.
Mais ou menos em 3 dias a
raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
Depois é só trocar seu
feijãozinho de lugar e colocar num lugar onde ele possa crescer e se
esparramar.
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