quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Atividades


Jogo da Memória

Objetivo: Fazer com que a criança memorize visualmente os alimentos e seus nomes.
Metodologia:
1. Dividir os alunos em 2 grupos;
2. Fornecer pares iguais de cartões com figuras de alimentos com seus respectivos nomes abaixo;
3. Misturar os cartões e com a face da figura voltada para baixo, colocá-los lado a lado;
4. Pedir que cada grupo por vez escolha dois cartões para formar pares. Caso não forme o par de figuras iguais, passar a vez para o outro grupo, caso forme, o grupo terá chance de jogar outra vez;
5. O grupo que mais identificar os cartões com os alimentos iguais será o vencedor.
Materiais:
Pares iguais de cartões com figuras e seus respectivos nomes abaixo
Tempo previsto: 30 minutos/sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem saber reconhecer visualmente os alimentos e caso tenham capacidade, também identificar as palavras dos nomes dos alimentos.
(Adaptado de FAGILOLI, 2006)





Oficina Culinária

Objetivo: Conhecer melhor os alimentos através da manipulação das mesmas, trabalhando com receitas que estimularão a curiosidade, com formas, sabores e números.
Metodologia:
Salada de fruta
1. Pedir que os alunos levem frutas variadas;
2. Cada aluno deverá higienizar e sanitizar as frutas, mostrando a importância desse procedimento;
3. Um adulto deverá cortar as frutas;
4. Os alunos irão experimentar cada fruta e identificando o aroma e o sabor;
5. Pedir que observem cuidados na cozinha, abordar noções de higiene e conceitos de matemática.
6. As crianças prepararão salada de frutas.

Materiais:
Frutas
Detergente
Água sanitária
Esponja
Faca
Vasilha
Colher de servir
Taças
Colheres de sobremesa

Tempo previsto: 1 hora/sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem conhecer melhor as frutas bem como ter noções de higiene e cuidados na cozinha.

Receitas: Brigadeiro de cenoura, bolo de banana, biscoito de aveia, bolo de caneca, gelatina colorida, hambúrguer de abobrinha.


(Adaptado de MARQUES, 2006)




Liga-pontos: Que alimento é esse?

Objetivo: Auxiliar os alunos a reconhecerem alguns alimentos.
Metodologia:
1. Criar em folhas, pontilhados que ao serem ligados formam o desenho de algum alimento.
2. Pedir que os alunos liguem os pontos e pintem o alimento que descobriram.
Materiais:
Folha ofício
Canetinha, lápis de cor e giz de cera
 Tempo previsto: 30 minutos/sala
(Adaptado de MARQUES, 2006)





Descobrindo os alimentos de fonte vegetal e animal

Objetivo: Auxiliar as crianças a discernir alimentos de fonte vegetal dos alimentos de fonte animal.
Metodologia:
1. Em uma folha, fazer desenhos sem preenchimento de alimentos de fonte vegetal de fonte animal;
2. Reproduzir para todos os alunos;
3. Explicar aos alunos a diferença entre alimentos de origem vegetal e animal.
4. Pedir que cada criança pinte de verde alimentos de fonte vegetal e de vermelho os de fonte animal.
Materiais:
Folha ofício
Canetinha, lápis de cor e giz de cera
Público alvo: alunos de 2 a 6 anos.
Tempo previsto: 40 minutos/sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem saber diferenciar os alimentos de fonte vegetal dos alimentos de fonte animal.


(Adaptado de MARTINS, 2001)

  


Sessão de cinema


Objetivo: provocar nos alunos reflexão sobre as escolhas alimentares, a imagem corporal ao longo da história, evolução dos hábitos alimentares etc.
Metodologia:
1. Colocar para os alunos assistirem algum filme ou vídeo que provoque reflexão sobre nutrição.
Materiais:
Filme ou vídeo
Televisão
Aparelho de DVD ou vídeo cassete
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem despertar consciência sobre o tema do filme relacionando a nutrição.

(Adaptado de PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, 2000 )


Fazendo compras no supermercado

Objetivo: Provocar reflexão nos alunos sobre suas escolhas alimentares e verificar os hábitos.
Metodologia:
1. Fazer cópias de dinheiro falso e entregar para os alunos quantidades iguais;
2. Simular um supermercado onde os alunos farão compras com um valor em reais pré-estabelecido;
3. Avaliar a proporção de alimentos saudáveis e alimentos que ofereçam risco à saúde e anotar os dados.
Materiais:
Alimentos saudáveis (frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, macarrão, carnes, peixes, aves, água, sucos, biscoitos integrais e simples, leite, cereais matinais, pães...)
Guloseimas (balas, doces, biscoitos recheados, salgados, batatas chips...)
Tempo previsto: 30 minutos/sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem refletir sobre suas escolhas alimentares e o profissional analisar os dados obtidos.
(Adaptado de PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, 2000)



O Dia da Gostosura

Objetivo: Incentivar a variedade alimentar e inclusão de novos alimentos.
Metodologia:
1. Cada aluno deve trazer um alimento que nunca comeu;
2. Os alimentos devem ser expostos de modo atraente e os alunos devem ser estimulados a provar alguns deles;
3. Discutir com a turma sobre a possibilidade de incluir novos alimentos em seus hábitos.
Materiais:
Guardanapos
Copos
Talheres
Pratos descartáveis
Público alvo: alunos de 2 a 6 anos.
Tempo previsto: 30 minutos/sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem incluir alguns alimentos novos em seu hábito.
(Adaptado de PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, 2000 (c)



Vamos plantar um feijão?

Um copo plástico descartável
Cerca de 5 gramas de algodão esterilizado (para evitar a proliferação de fungos e bactérias)
Um grão de feijão
Água

Como plantar:

Primeiro você precisa umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável com o algodão umedecido.
Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos.
Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
Depois é só trocar seu feijãozinho de lugar e colocar num lugar onde ele possa crescer e se esparramar.


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