terça-feira, 22 de janeiro de 2013


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 


É do conhecimento geral que uma das maiores causas das doenças atuais (por exemplo doenças cardiovasculares, tumores malignos e diabetes) está relacionada com comportamentos errôneos na alimentação. Tem existido uma tendência crescente na população para comer mal e em quantidades erradas.
A formação de hábitos alimentares é adquirido de forma gradual , principalmente durante a primeira infância.
De acordo com o principio de uma alimentação saudável todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer  água, carboidratos , proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais, os quais são indispensáveis e insubstituíveis ao bom funcionamento do organismo. 
Nenhum alimento especifico é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e conseqüente manutenção da vida.
Dessa forma uma alimentação saudável é variada e adequada em nutrientes.

Importância dos nutrientes no organismo humanos:

Carboidratos:  
São energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões).
Fontes: arroz, batata, mandioca, frutas, pão integral, massas, açúcar.

Proteínas:
 Consideradas como “alimentos constutores” as proteínas são fundamentais para o crescimento, construção  e reparação de tecidos do corpo: músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios.
 Fontes: 
Origem animal: carnes magras  (boi, frango, porco, peixe), miúdos (fígado, coração), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijão
Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico.

Gorduras:
As gorduras também fornecem energia, oferecem sabor, amora e textura aos alimentos.  As principais funções mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico; auxilia no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E;  também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões.
Fontes: Óleos e margarinas; carnes, leite, embutidos.

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.  Fontes Gordura Mono: abacate óleo de canola azeite de oliva óleo de girassol óleo de gergelim óleo de amendoim Fontes Gordura Poli: peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9) soja óleo de peixe grãos
Gordura Saturada: está relacionada com o aumento de problemas cardíacos.
Fontes: óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.
Gordura Trans As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.
Fonte: é a gordura vegetal hidrogenada, utilizada no preparo de sorvetes cremosos, chocolates, pães recheados, molhos para salada, sobremesas cremosas, biscoitos recheados, alimentos com consistência crocante (nuggets, croissants, tortas), bolos industrializados, margarinas duras e alguns alimentos produzidos em redes de “fast-foods”.

Vitaminas:  
As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras que desempenham um papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo;
Fontes: frutas, vegetais, cereais integrais, leite, sementes, carnes, ovos e grãos.

Fibras:

As fibras presentes nos alimentos vegetais podem existir de duas formas: insolúvel ou solúvel. Embora essas duas frações atuem no nosso organismo de maneira diferente, ambas trazem benefícios à nossa saúde
Fibra Insolúvel: Este tipo de fibra atua principalmente na parte inferior do nosso intestino (intestino grosso), aumentando o volume fecal e fazendo com que haja a produção de fezes mais macias. Por isso, elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon.

É encontrada nos cereais (farelos de um modo geral), hortaliças, frutas (especialmente nas cascas) e leguminosas.
Fibra Solúvel:  Promove saciedade = importante no tratamento da obesidade; Promove menor elevação da taxa de glicose no sangue = importante no tratamento do diabetes; Promove menor absorção do colesterol, importante no tratamento de doenças cardiovasculares.
É encontrada principalmente em alimentos como a aveia, cevada, frutas cítricas (bagaço), maçã (casca), goiaba e em certas gomas e mucilagens.

Água
A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda bolo fecal, faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo;


Não existe um alimento que sozinho, forneça todos os nutrientes necessários ao organismo.


RECINE E, et al. Alimentação Saudável. Disponível em www.bvsms.saude.gov.br/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf. Acesso em 22 de janeiro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário