Algumas atividades sobre alimentação......
Por que
comemos?
Objetivo
Refletir sobre os motivos pelos quais nos
alimentamos e discuti-los.
Desenvolvimento
Escrever no quadro ou perguntar “por que
comemos?”. Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos
quais nos alimentamos:
-Comemos porque sentimos fome: o estômago “avisa”
(faz barulho) quando tem fome;
-Para crescer: os alimentos fornecem ao corpo os
materiais necessários para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, músculos,
pele, etc.;
-Para ter energia: quando estamos com fome,
sentimos fraqueza, preguiça e cansaço, com vontade apenas de sentar ou dormir.
Os alimentos é que fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar;
-Para ter saúde: os alimentos protegem o
organismo de doenças. É por isso que se diz
“quem come bem fica forte!”;
-Porque é gostoso: pense nos alimentos que você
gosta, na sua comida favorita (citar exemplos)... só de pensar dá água na boca,
não é? Comer é muito bom mas não devemos comer somente os alimentos de que
gostamos e sim “de tudo um pouco” pois cada alimentos tem uma importância
diferente.
Tempo previsto: 20minutos/sala
(RADAELLI, 2008)
Como ter uma alimentação saudável?
Objetivo: Explicar os princípios de uma alimentação
saudável, incluindo origens e funções dos alimentos.
Objetivos
da atividade
Avaliar o
conhecimento dos alunos a respeito do tema alimentação saudável antes de serem
introduzidos, pelo professor, os conhecimentos a respeito desse tema.
Conhecimentos
prévios necessários
Conhecimentos
“informais”, aqui considerados como os adquiridos sem a interferência do professor.
Material
necessário
Desenho de um
personagem (x)
4 sacolas
transparentes (use saco de lixo, por exemplo), contendo diversos tipos de embalagens,
figuras ou nomes de alimentos, sendo:
1 sacola com
doces, refrigerantes, salgadinhos (A)
1 sacola com
vegetais e frutas (B)
1 sacola com
arroz, carne, feijão, leite e pão (C)
1 sacola com
um pouco de alimentos de cada grupo (D)
Procedimentos
Divida a turma
em grupos, um para cada sacola. Os grupos deverão mostrar o conteúdo de cada
uma delas e discutir qual sacola x deve escolher para ter uma boa alimentação.
Espere a resposta da turma e mostre o que aconteceria com x em cada caso:
A = engordaria
e não teria saúde pois os doces, refrigerantes e salgadinhos não alimentam de
verdade, só servem para engordar.
B =
emagreceria, não teria energia para brincar, estudar, trabalhar, não cresceria
o suficiente. Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis
não se pode comer somente esses tipos de alimentos.
C = Poderia
ficar doente com facilidade, não cresceria direito, etc., pois estão faltando alimentos
importantes com as frutas e os vegetais que contêm substâncias importantes para
o desenvolvimento e saúde das pessoas.
D = saúde! Energia e força para as atividades, além
de crescer corretamente pois come alimentos de diversos tipos.
Explicar que
não precisa deixar de comer nada, apenas Ter cuidado com a quantidade que se come
e os tipos de alimentos que se escolhe. Nós somos seres inteligentes e podemos
fazer boas escolhas, como por exemplo, dar
preferência aos alimentos que nos mantêm saudáveis
(como pães, massas, arroz, feijão, frutas, verduras, carnes e leite).
Tempo previsto: 30 minutos/sala
(RADAELLI, 2008)
Pirâmide alimentar
Objetivo: Apresentar
para os alunos a pirâmide alimentar quanto a sua divisão, hierarquia,
porção e grupo, demonstrando suas diferenças e
importância.
Metodologia:
1. Apresentar a pirâmide alimentar que será elaborada
pelo educador, baseada na pirâmide estabelecida para a faixa etária;
2. Explicar a importância de cada grupo perante sua
classificação;
3. Desenvolver dinâmicas com os alunos, para o
preenchimento do desenho da
pirâmide em branco, para elas fixarem cada grupo.
Materiais:
• Pirâmide alimentar;
• Desenho da pirâmide alimentar em branco para os
alunos colarem figuras;
• Cola;
• Tesoura
• Jornal de mercado para recortar os alimentos.
Tempo previsto: 1 hora /sala
Avaliação: Ao
final da dinâmica os alunos devem compreender o conceito, a importância e a
hierarquia da pirâmide alimentar.
(FAGILOLI, 2006)
Nenhum comentário:
Postar um comentário