quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Atividades

Oie pessoal..

Algumas atividades sobre alimentação......









Por que comemos?

Objetivo
Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos e discuti-los.
Desenvolvimento
Escrever no quadro ou perguntar “por que comemos?”. Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos quais nos alimentamos:
-Comemos porque sentimos fome: o estômago “avisa” (faz barulho) quando tem fome;
-Para crescer: os alimentos fornecem ao corpo os materiais necessários para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, músculos, pele, etc.;
-Para ter energia: quando estamos com fome, sentimos fraqueza, preguiça e cansaço, com vontade apenas de sentar ou dormir. Os alimentos é que fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar;
-Para ter saúde: os alimentos protegem o organismo de doenças. É por isso que se diz
“quem come bem fica forte!”;
-Porque é gostoso: pense nos alimentos que você gosta, na sua comida favorita (citar exemplos)... só de pensar dá água na boca, não é? Comer é muito bom mas não devemos comer somente os alimentos de que gostamos e sim “de tudo um pouco” pois cada alimentos tem uma importância diferente.
Tempo previsto: 20minutos/sala

(RADAELLI, 2008)

Como ter uma alimentação saudável?

Objetivo: Explicar os princípios de uma alimentação saudável, incluindo origens e funções dos alimentos.
Objetivos da atividade
Avaliar o conhecimento dos alunos a respeito do tema alimentação saudável antes de serem introduzidos, pelo professor, os conhecimentos a respeito desse tema.
Conhecimentos prévios necessários
Conhecimentos “informais”, aqui considerados como os adquiridos sem a interferência do professor.
Material necessário
Desenho de um personagem (x)
4 sacolas transparentes (use saco de lixo, por exemplo), contendo diversos tipos de embalagens, figuras ou nomes de alimentos, sendo:
1 sacola com doces, refrigerantes, salgadinhos (A)
1 sacola com vegetais e frutas (B)
1 sacola com arroz, carne, feijão, leite e pão (C)
1 sacola com um pouco de alimentos de cada grupo (D)
Procedimentos
Divida a turma em grupos, um para cada sacola. Os grupos deverão mostrar o conteúdo de cada uma delas e discutir qual sacola x deve escolher para ter uma boa alimentação. Espere a resposta da turma e mostre o que aconteceria com x em cada caso:
A = engordaria e não teria saúde pois os doces, refrigerantes e salgadinhos não alimentam de verdade, só servem para engordar.
B = emagreceria, não teria energia para brincar, estudar, trabalhar, não cresceria o suficiente. Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis não se pode comer somente esses tipos de alimentos.
C = Poderia ficar doente com facilidade, não cresceria direito, etc., pois estão faltando alimentos importantes com as frutas e os vegetais que contêm substâncias importantes para o desenvolvimento e saúde das pessoas.
D = saúde! Energia e força para as atividades, além de crescer corretamente pois come alimentos de diversos tipos.

 Explicar que não precisa deixar de comer nada, apenas Ter cuidado com a quantidade que se come e os tipos de alimentos que se escolhe. Nós somos seres inteligentes e podemos fazer boas escolhas, como por exemplo, dar
preferência aos alimentos que nos mantêm saudáveis (como pães, massas, arroz, feijão, frutas, verduras, carnes e leite).
Tempo previsto: 30 minutos/sala
(RADAELLI, 2008)


Pirâmide alimentar

Objetivo: Apresentar para os alunos a pirâmide alimentar quanto a sua divisão, hierarquia,
porção e grupo, demonstrando suas diferenças e importância.
Metodologia:
1. Apresentar a pirâmide alimentar que será elaborada pelo educador, baseada na pirâmide estabelecida para a faixa etária;
2. Explicar a importância de cada grupo perante sua classificação;
3. Desenvolver dinâmicas com os alunos, para o preenchimento do desenho da
pirâmide em branco, para elas fixarem cada grupo.
Materiais:
• Pirâmide alimentar;
• Desenho da pirâmide alimentar em branco para os alunos colarem figuras;
• Cola;
• Tesoura
• Jornal de mercado para recortar os alimentos.
Tempo previsto: 1 hora /sala
Avaliação: Ao final da dinâmica os alunos devem compreender o conceito, a importância e a hierarquia da pirâmide alimentar.


(FAGILOLI, 2006)


Nenhum comentário:

Postar um comentário