quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jogo dos Alimentos


Objetivo: Proporcionar, por meio de atividades lúdicas, a conscientização a respeito da alimentação saudável.
Orientação ao professor
Trabalhe com as crianças atividades práticas, que permitam uma boa compreensão acerca do tema.
Procedimento
1. Num primeiro momento, pergunte aos alunos:
  • Quais são as frutas, verduras e legumes de que mais gostam?
  • De quais não gostam?
  • Quantas vezes consomem esses alimentos?
2. Em seguida, inicie uma atividade tendo como referência a pirâmide alimentar, que traz diversas possibilidades, e, permite o entendimento de como adquirir melhores hábitos alimentares.
Para tanto, confeccione em papel bobina uma pirâmide alimentar. Separe a sala de acordo com a divisão dos grupos alimentares, e peça para que os alunos façam uma pesquisa de acordo com as seguintes perguntas:
  • Quais os alimentos que fazem parte dos grupos?
  • Qual a quantidade necessária de comida que se deve ingerir por dia?
  • Qual a importância desses alimentos para a saúde?
  • Onde cada grupo de alimentos se localiza na Pirâmide Alimentar?
A pesquisa deverá incluir também fotos, figuras ou imagens, pois ao apresentar a pirâmide para a turma, os alunos deverão colar nela os alimentos correspondentes ao seu grupo.
A divisão dos grupos poderá dar-se da seguinte forma:
  • Grupo 1: Óleos, Gorduras e Açúcares
  • Grupo 2: Leite, Iogurtes e Queijos
  • Grupo 3: Carnes, Ovos
  • Grupo 4: Vegetais
  • Grupo 5: Frutas
  • Grupo 6: Pães, Cereais e Massas
Complemente a atividade, produzindo com os alunos o Jogo dos Alimentos, que tem como objetivo conscientizar, de forma lúdica, os alunos a respeito da elaboração apropriada de um cardápio saudável.
 Produção – Jogo dos Alimentos
 Para a confecção do jogo, divida a sala em equipes, onde cada uma deverá montar o seu tabuleiro. Peça para que sigam os passos do Jogo dos Alimentos, no portal.
Material necessário para cada equipe: papel bobina; lápis; caneta hidrocor; cola e tesoura.
Os alunos devem criar os textos e os desenhos. Para a elaboração dos textos, oriente-os na elaboração de frases curtas. Exemplos:
Casa 6: Você toma água várias vezes ao dia? Se sim, avance 2 casas; se não, volte ao “Início”.
Casa 13: Arroz e feijão: que combinação importante para o crescimento! Avance 2 casas.
Casa 17: Na próxima rodada não coma muito doce. Volte 3 casas.
Casa 20: Comer frutas é muito importante. Experimente frutas que ainda não conhece. Avance 5 casas.
Casa 29: Não se esqueça de lavar as mãos antes de fazer as refeições. Volte 2 casas.
Casa 31: Se alimentou direito na hora do almoço? Merece uma sobremesa. Avance 3 casas.
Casa 37: Não quis jantar hoje? Assim pode ficar doente. Volte 4 casas.
Casa 40: Parabéns! Você aprendeu como se alimentar bem.
Nº de participantes: Livre
Material necessário para o jogo:
  • 1 dado
  • Peão ou tampinha de garrafa PET para cada jogador
Após o término da confecção dos tabuleiros, os grupos poderão trocá-los entre si. Antes de iniciar o jogo os alunos deverão criar as regras.
Seguem, abaixo, algumas sugestões de instruções para o jogo, elas tanto podem ser seguidas quanto recriadas:
  1. Cada participante deverá jogar o dado, quem tirar o número maior começa o jogo.
  2. Para começar a andar pelas casas numeradas, jogue novamente o dado.
  3. Quando parar nas casas que têm texto, leia em voz alta e faça o que se pede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário